
Enquadramento
Este projeto nasce de uma parceria entre a Universidade da Madeira e a Associação de Futebol da Madeira.
Contextualização
Entenda o porquê do surgimento do Walking Foobtall
Prática de atividade física
A prática regular de atividade física (AF), tem sido associada a uma diminuição do risco de diversas doenças endémicas (Blair et al., 1996; Lee, 2003).
Evolução demográfica mundial
Os dados da evolução demográfica mundial, mostram um aumento da esperança de vida, na população mais idosa (Gouveia et al., 2023).
Níveis de atividade física
É verificado que somente uma pequena percentagem das pessoas idosas cumprem com as recomendações da OMS (150 min AF moderada/semana).
Como estão os níveis de atividade física em Portugal?
Dados do EUROBAROMETRO (2022), mostraram que em média os níveis de inatividade física, estiveram entre os 18% e os 16% acima da média europeia, no género masculino e feminino, respetivamente.
Assim sendo, segundo a Organização Mundial de Saúde, é necessário a criação de estratégias de promoção de atividade física na população sénior.
Dimensão do Futebol
O futebol é considerado uma das modalidades com maior número de adeptos e praticantes no mundo. Em 2020, existiam 587 812 praticantes inscritos nas Federações desportivas. O futebol foi a modalidade com maior número de praticantes (32.5% do total).
A sua prática acarreta vários benéficos na saúde cardiovascular, metabólica e psicológica dos praticantes (Luo et al., 2018; Ortiz et al., 2018). Contudo, às exigências do jogo podem não ser suportadas em populações séniores.
Surgimento do Walking Football
O Walking Football surge de uma adaptação da modalidade de futebol. Este é caracterizado por uma intensidade menor comparativamente ao futebol, por ser realizado a andar, especialmente destinado a praticantes seniores e procura integrar participantes do sexo masculino e feminino. Caso queira saber mais clique aqui.
Objetivos do Projeto
Praticantes

Aumentar o número de seniores a praticar Walking Football na Região Autónoma da Madeira (RAM).
Conhecimento

Melhorar o conhecimento sobre os benefícios da modalidade, assim como os métodos de treino e princípios “core” para o desenvolvimento da prática regular entre os seniores.
Saúde

Investigar os benefícios em variáveis de saúde física e psicossociais associados à participação regular no Walking Football na RAM.

Projetos em Curso Apoiados pelo Instituto do Desporto e Juventude:
- Madeira a Jogar Futebol: um Programa de Futebol para Todos na Região Autónoma da Madeira;
- Walking Football e Envelhecimento Saudável: um Olhar sobre a Realidade Portuguesa.
Entidades parceiras:
- Universidade da Madeira, Departamento de Educação Física e Desporto;
- Associação de Futebol da Madeira;
- Federação Portuguesa de Futebol, Portugal Football School.
Teve interesse no que leu? Então entre em contacto connosco